O que é Marketplace

Marketplace é um portal de e-commerce colaborativo. Trata-se de um shopping virtual com dois níveis de acesso, um para consumidores e outra para lojistas. O lojista de um segmento de nicho ou não, dependendo da proposta do Marketplace, pode vender seus produtos através de um Marketplace de terceiros e o cliente, dentro de um só lugar, encontra produtos de diversos fornecedores e marcas.

O marketplace pode ser construído para um determinado segmento como é o caso do site Roupas S.A, desenvolvido pela IBArte, ou utilizar o marketplace como um shopping virtual com departamentos e lojas de diferentes segmentos.

Para quem compra, a navegação é continua, idêntica a de uma loja virtual, porém com o diferencial de ter acesso a centenas de vendedores em um único site. Basta que o cliente escolha o(s) produto(s) que quer comprar e finalizar a compra com um único pagamento, inclusive com um único valor de frete também, independente se a compra inclui produtos de diversos vendedores. Depois de aprovada a compra o sistema divide o(s) pagamento(s) entre administrador, lojista e integrador de pagamento, permitindo maior liberdade e transparência entre as partes envolvidas.

Logística Marketplace

A logística marketplace é muito mais complexa do que para uma loja virtual, pois são diversos vendedores de diversas localidades enviando seus produtos para um único comprador que faz um único checkout e paga um valor único de frete.

Como funciona: O vendedor cadastra seus produtos e determina o valor do frete (pode ser um valor preestabelecido pelos administradores do site ou uma tabela individual, para cada vendedor). O cliente, ao acessar o site, poderá inserir em seu carrinho de compras produtos de diferentes vendedores com diferentes valores de frete. Ao finalizar a compra, o cliente faz um único pagamento, incluindo os valores dos produtos e dos fretes. Neste momento é feita a divisão, automaticamente, dos valores dos produtos, fretes, comissionamento do site e do integrador de pagamentos, eliminando a necessidade de uma tabela fixa de frete ou ter que contratar uma equipe para separar manualmente o destino do pagamento recebido.

Views: (128)



COMPARTILHAR

Compartilhe esta pagina com seus amigos

Fechar

CATEGORIAS

Fechar